top of page

Céu com nuvens

  • Foto do escritor: Thales Mendes
    Thales Mendes
  • 13 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Quando foi a última vez em que você não pensou em nada?


Nenhuma preocupação, expectativa, apreensão, arrependimento… Quando foi?


Nossa mente tá pensando em tudo o tempo todo. E, se a sua for mais ou menos parecida com a minha, quase sempre ela tá preocupada: tá pensando no que a gente deveria ter feito no passado ou no que a gente tem que fazer amanhã. Tá pensando na próxima reunião. Tá arrependida ou criando soluções para problemas que ainda nem existem. A gente tá pensando até enquanto dorme (sonhando com trabalho!) e, de tão automático que é o rolê, tá pensando sem nem perceber que tá pensando.


Agora, imagina só: se a sua mente tá o tempo todo pensando em tudo, quando é que ela relaxa? E, se sua mente não relaxa, quando é que você relaxa?

Talvez isso ajude a explicar o fato de estar todo mundo tão cansado o tempo todo.


Tem uma prática de meditação que faz uma comparação que eu acho massa: ela diz que nossa mente é como o céu e nossos pensamentos são as nuvens. Às vezes, esse céu tá meio nublado. Às vezes, tem tempestade. Às vezes, o céu tá claro e você vê as nuvens lá, passando.


Mas o céu é o céu e as nuvens são as nuvens. Do mesmo jeito, nossos pensamentos não são a nossa mente. Eles só são nuvens passageiras. Aquela preocupação, aquele arrependimento, aquele medo do que está por vir… todos são só nuvens e todos eles passam.


Se a gente conseguir olhar para as nuvens e reconhecer que elas são só nuvens, fica mais fácil dizer “opa, olha lá uma nuvem” e deixar que elas passem. E aí, o céu que tava quase ficando nublado acaba se abrindo.


Aliás, o céu, esse sim, tá sempre lá. Atrás de um monte de nuvens, muitas vezes irreconhecível ou esquecido, mas tá lá.


Acalmar a nossa mente e observar nossos pensamentos nos ajuda a deixar esse céu cada vez mais limpo.


Não é fácil. Mas vale a pena.

Comments


bottom of page